28.7.05

SONETO DO SONETO

Catorze versos o soneto este é o primeiro
e ainda não disse nada (este é o segundo)
Mas quem diz que em três versos cabe o mundo?
Em três não cabe, só no soneto inteiro...

E eis mais uma quadra começada
que ao fim deste verso chega ao meio
Daqui a pouco está o soneto cheio
e eu ainda não disse - quase nada?!

Mas felizmente chega um terceto
e neste estou eu bem inspirado
Pena é que já acabou. Ó que chatice!

Mas vou salvar as honras do soneto
num verso belo de final dourado
que diga tudo o que atrás não disse

Rui Costa

6 Comments:

At 3:16 da tarde, Blogger hmbf said...

o decassílabo

o decassílabo menos ouvido
na quarta e sétima leva o acento:
possível é, todavia é fodido
em português ir-lhe dando andamento.
com solidão, natural sentimento,
fica erodido, doído, delido:
entre silêncio e ruído é roído
e um solavanco lhe dá o sustento.

Vaco Graça Moura

 
At 4:00 da tarde, Blogger Catarina Santiago Costa said...

:)))))
Palmas para o ensemble Post & Comment.

 
At 5:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

convem referir k e imitacao(creio k ja tinha acontecido com o ricardo reis...)-baltazar del alcazar:decidi revelarvos em soneto o meu segredo ines bela inimiga;mas por mais ordem k ao fazelo eu siga nao pode ja caber neste kuarteto.xegamos ao segundo,vos prometo k n s ha d ele passar sem k eu o diga;mas estou feito ines uma formiga k tonta gasta os versos do soneto.vede o minha ines kuao duro e o fado se tendo eu o soneto ja studado lhe conto os versos todos e hei notado k pela conta k a un soneto toca;ja este meu ines vai acabado. lope d vega:un soneto k eu faca ker violante:nunca me vi na vida em tal espeto.catorze versos dizem k e o soneto:brinca brincando vao ja tres adiante.pensava n axar mais consoant e na metad estou d outro kuarteto;mas s me vejo dentro d un terceto n ha nestes kuartetos k m espante.no primeiro terceto vou entrando e parec k enfim entrei com o pe direito pois fin com este lhe vou dando,e ja estou no segundo e ate suspeito k vou uns treze versos acabando.contai s sao catorze e eis k ja ta feito. em poesia d 26 seculos d j. d sena.descontando isto ate k prefiro o teu,bem vindo ja agora

 
At 7:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O coisinho...: eu sei que a ideia nao e original, este soneto e so uma brincadeira! e agradeco as boas-vindas, Rui Costa

 
At 8:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

brincadeira com piada...

 
At 3:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

era so pra kem n sabia.esta melhor k mera brincadeira

 

Enviar um comentário

<< Home