5.11.05

Palhaço rico, palhaços pobres

Clara Ferreira Alves, numa história desinspirada sobre palhaços ricos e palhaços pobres, sai-se com esta ostra literária ao natural: «A política (dizem os teóricos de café) é uma longa habituação às mutações dos organismos vivos, é um exercício que ensina a humildade e a paciência, a espera da mudança dos ventos.» O que me inquietou na inteligente asserção foi aquela expedição entre parêntesis. Quem serão os teóricos de café que dizem coisas destas? Por onde andarão eles? Quais serão os cafés que frequentam? Eu tenho um azar do caraças. Nos cafés que frequento, os teóricos que por lá encontro quando falam de política é só para sublinharem efeitos do género: cambada de corruptos, isto é uma pouca vergonha, isto é uma palhaçada. Mas Clara Ferreira Alves, para dela e meu bem, não frequenta os mesmos cafés que eu. Ela até faz parte da Comissão de Honra da Candidatura de Mário Soares.

*O autor do post não faz parte, ainda que se tenha proposto para tal efeito, de qualquer Comissão de Honra de Candidatura ao que quer que seja.