29.5.07

EM DIAS DE EXTINÇÃO



Fico a saber, através do dias felizes, que a livraria Pulga, sita no Porto, tem o fim anunciado. Projecto de A. Dasilva O., autor iconoclasta responsável pelas Edições Mortas (ver post de 26.2.06), a Pulga era uma livraria singular, sem qualquer paralelo no cada vez mais triste panorama livreiro nacional. Vou aqui contar uma pequena história que apenas contei a alguns amigos. Era eu um jovem provinciano (agora sou apenas um provinciano mais crescido), quando me cruzei com as palavras de A. Dasilva O. pela primeira vez. Ocorreu o encontro, se bem me recordo, nas páginas do saudoso semanário Sete. À época, já nutria admiração por alguns poetas mais heterodoxos e refractários - sobretudo franceses e americanos -, mas desconhecia na língua portuguesa possibilidades que alguns livros deste autor vieram tornar acessíveis. Os títulos não enganam: O Último Desejo de um Serial Killer, Excrementos, Peidinhos, Punhetas de Wagner, só para mencionar alguns mais recentes. Anos antes, mais precisamente em 1994, citei-o no primeiro texto que alguma vez publiquei. Foi numa croniqueta, intitulada Histórias de um Futuro Presente, publicada numa revista afecta a uma associação cultural juvenil da qual fiz parte. A citação, tenho-a aqui diante de mim e passo a reproduzi-la: «a política é cada vez mais um bordel onde a teoria geral do estado é estéril». Da autoria de Hernâni Pereira, a fotografia no topo do post saiu no passado dia 9 de Março no também já extinto suplemento 6.ª, do Diário de Notícias. Coincidências.

4 Comments:

At 4:24 da tarde, Blogger Tânia Pereira said...

Coincidências negativas no país em que menos se vai ao cinema, menos se lê e mais se gasta em concertos de música de gosto duvidoso:leia-se Pimba!
Deprime-me e nem o sol e o bom tempo do Algarve me lembram que há outras formas de ter qualidade de vida que não através da cultura!

 
At 5:18 da tarde, Blogger etanol said...

É pena, gosto da Pulga!
Maria João

 
At 5:08 da tarde, Blogger loucomotiva said...

é sempre uma pena ver um projecto destes desaparecer. mas não posso lamentar dado que nunca 'financiei' a pulga.
Jorge Garcia Pereira
segunda-furia.blog.com

 
At 11:28 da manhã, Blogger loucomotiva said...

boas noticias sobre este tema. pelos vistos a pulga apenas vai dar um salto, e ao que parece para um lugar melhor.
Jorge Garcia Pereira
segunda-furia.blog.com

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home