THE DOORS: UM PROGRAMA EPISTEMOLÓGICO
Lourenço Bray não desiste a favor dos The Beatles, desta feita desferindo rude golpe com um tema que é só um dos meus preferidos da banda de Liverpool: Helter Skelter. Curiosamente, esse tema, que o meu caro amigo Fernando Gomes dos Santos diz ter sido o primeiro tema de heavy metal alguma vez gravado, é posterior a muitos outros tão ou mais fantásticos em termos de pujança lírica. Centrar-me-ei, no encalço da objectividade científica que a questão agora pede, nos The Doors. Só nos dois álbuns de 1967, The Doors e Strange Days, encontramos: Break On Through e Back Door Man, Love Me Two Times e My Eyes Have Seen You. Qualquer um destes temas antecipou todo um programa epistemológico que viria a consubstanciar-se num rock agressivo de contornos, ora estruturalistas, ora pós-modernos, condimentados, aqui e acolá, com uma eroticidade que por vezes se confundiu com décadence. Passe a ironia, o que importa salientar nesta questão é que, como diria esse grande poeta-filósofo de seu nome Frederico Nietzsche, «a música é uma linguagem no mais alto grau universal». Cito de memória, não me vá a leitura falhar.
7 Comments:
Achei piada ao comentário do Lourenço "Esta música é de 1968". Ainda há uns dias mostrei no estúdio este tema a um músico com 20 e poucos anos. A seguir ele perguntou "e então?". A minha resposta foi exactamente a mesma: esta música é de 1968. Sinceramente não sei se Helter Skelter é heavy metal, grunge ou outra coisa qualquer. Se calhar é tudo junto.
O Lennon disse uma vez que o primeiro heavy metal da história é "ticket to ride" (1965). Tema este que esteve para não ser incluido no álbum "Help" por a editora o considerar demasiado à frente do seu tempo.
As definições são mesmo uma batata. O que chamar ao que acontece no white album, 6 faixas depois de helter skelter?
Já agora, o que acontece seis faixas depois de helter skelter é isto:
http://youtube.com/watch?v=76MJ0HIhJus
E isto também poderá ser interessante:
http://youtube.com/watch?v=PG0wksBzKSc
Pronto, eu confesso, correndo o risco de parecer xaroposo, sempre gostei de Strawberry Fields e principalmente de Across the Universe.
Contudo, com Beatles há sempre uma adversativa no meu discurso.
fernando: no que respeita a bandas à frente do tempo é preciso falar também nos alemães Can (1969), Kraftwerk (estes em 1970!) e nos brasileiros Os Mutantes (1968)
AMC, por acaso o strawberry fields é das minhas preferidas. Escolhi o Helter Skelter porque topei que um roqueiro como o Henrique havia de gostar eheh...
Henrique: Dos temas dos The Doors mencionados, concordo bastante com o Break On Through, mas acho que nessa altura os The Doors tinham influências muito fortes de blues. Por exemplo, o Love Me Two Times é um original de John Lee Hooker e não lhe acrescentam muito, excepto alguma gritaria e distorção :)
Não gosto particularmente da música Across The Universe dos Beatles. Acho que eles tiveram uma fase muito má quando adoptaram aquelas cenas todas budistas e indianas e o caraças (e depois o guru indu da altura viria a tentar violar a mulher de Paul etc. etc.).
Quando espetam com a cítara nas músicas até me arrepio porque dá aquele toque pastiche que não aprecio muito.
E aí, a favor dos The Doors, sem dúvida que incluíria a forma magistral como absorveram tonalidades de outras paragens nas suas músicas, especialmente as tonalidades orientais na música The End (já no spanish caravan acho que resultou mal).
Vou copiar esta para o meu bloco de notas: "Qualquer um destes temas antecipou todo um programa epistemológico que viria a consubstanciar-se num rock agressivo de contornos, ora estruturalistas, ora pós-modernos, condimentados, aqui e acolá, com uma eroticidade que por vezes se confundiu com décadence."
ricardo jorge
:) sempre a reinar ricky. sempre a reinar!!!! o que eu não digo pelos the doors!!!
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