NOMES
As pessoas têm nomes estranhos, nomes que nem imaginávamos existirem antes de os pronunciarmos. Há homens que se chamam Gandrita Carago, Israel Ana, Virgolino, Durbalino, Hermitério. E há mulheres que se chamam Furão, Franquina, Jugurdina, Graziela. Véstia é apelido de famílias inteiras, assim como Arranja, Cayolla, Torroães, Ferrolho, Mandingas, Barrigoto, Tareco, Manangão, Nazário, Palricas, Bioucas, etc. Há quem acredite que os nomes dizem muito das pessoas, que são importantes factores de influência da personalidade. Interrogo-me que tipo de personalidade poderá ter alguém que se chame Lambéria, Balsamina, Juscelino, Felindo, Pitonisa, Gagueija, Lameirão, Charana, Carballo, Baqueiro, Farrapa, Tanchão, Penila, Azeitona, Chumbo ou Pedras Morcela. Mas interrogo-me mais ainda por que razão recorrem os escritores portugueses, nomeadamente os mais jovens, a nomes estrangeiros para as suas personagens, quando têm, entre as suas gentes, nomes desta envergadura.
5 Comments:
Nomes estrangeiros? Porque é finório.
GAF
Tive em tempos uma colega chamada Juscelina, e outro chamado Bijou ou algo do género. Eram uns finórios. Já eu contento-me com o meu Bértolo, que já nem consigo avaliar bem visto serem já vinte anos que levo com ele atrás. É como repetir a mesma palavra ininterruptamente durante cinco minutos: às tantas deixa de fazer sentido.
É finório, os artistas plásticos também colocam titulos em inglês.
Maria João
Se é por ser finório ou não, não sei. Mas deve ser por razão semelhante à que leva muitos músicos portugueses a cantarem em inglês. Talvez julguem, assim, ser mais fácil conquistar o mercado internacional. :)
eu por ai a fazer pesquisa sobre o apelido Palricas e já não é tão estranho assim... eheh e viva ao nome do meu avô! E eu a pensar que era a unica Ana Palricas neste mundo :S ahah
Enviar um comentário
<< Home