2.11.05

10 000 ANOS DEPOIS ENTRE VÉNUS E MARTE

Image hosted by Photobucket.com
José Cid, O Caos.

Os bons fans de prog rock, e não só, sabem que José Cid fez em 1978 um álbum chamado "10 000 anos depois entre Vénus e Marte". Ao que parece (ver links mais abaixo), o álbum foi editado a contragosto pela Orfeu Records, que o achava pouco ou nada "comercial". A inclusão de um folheto de 6 páginas a cores com fotografias e letras encarecia demasiado o disco e o cantor acabou por abdicar do pagamento de "royalties". O LP não deve ter vendido quase nada em Portugal (e fora de Portugal só foi conhecido mais tarde) e José Cid não voltou a aventurar-se nestas lides. Foi pena.

Afinal, que disco é este? Bom, chamam-lhe prog rock (rock progressivo) e socorre-se da parafernália a que vulgar e geralmente "chamamos" sintetizadores: Mellotron, ARP Solina, Mini Moog. Coisas dos anos 70, aqui. A tender para o "sci-fi", como alguns dizem, notório desde logo no título do disco. Trata-se da epopeia de um homem e uma mulher que regressam à Terra 10 000 anos depois do seu apocalíptico final.

Vamos às músicas. Primeira: "O último dia na terra". Começo espacial calmo com percussão a entrar com batida seca e sintetizadores em toque de finados (riffs repetitivos como últimas respirações). Surge a voz depois, cantando em português "o planeta Terra já não pode mais viver...nunca mais verá o sol". Acaba em tom agonizante propício ao tema. "O caos", segunda música. Ritmo mais vivo e muito sintetizador. Potente marcação de baixo a fazer lembrar o heavy-metal dos inícios (décadas 70/80, "Deep Purple"). Guitarra em acorde calmo a fazer transição, solo breve sobre ritmo a abrir e quase-final com voz a dizer que "nem a própria ruína nos conseguiu manter acordados". Retoma-se o ritmo forte e cabem vários solos de guitarra e sintetizador. "Fuga para o espaço", a terceira do álbum, é a mais melancólica e a mais épica. Coro a abrir a música, com solo de guitarra em perfeita sintonia. José Cid, em tom de glam-rock, conta-nos as primeiras visões do espaço ("Marte é verde..."). Solo de piano "clássico". Retorno ao "coral" e excelente longo solo de guitarra, ainda piano e coro. Imaginar corvos psicadélicos em queda livre para o final da música. Depois ainda há "Mellotron, o planeta fantástico", oportunidade para explorar e homenagear um pouco mais a técnica ao dispor. "10 000 anos depois entre Vénus e Marte", os sons da Terra. Pássaros, golfinhos, a imaginação (longínqua e distorcida) disto tudo? Ou sou eu que gosto deste disco? O disco tem ainda "A partir do zero" e "Memos", que retoma a excelente parte instrumental de "Fuga para o espaço".

Para outros detalhes técnicos etc., ver aqui e aqui.

A editora californiana Art Sublime re-editou recentemente este disco em formato CD.

É ouvir, que é bom.
Rui Costa

13 Comments:

At 1:14 da tarde, Blogger Unknown said...

e não há quem possa partilhar uns excertos sonoros desta espacial relíquia?

 
At 1:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ok Loucomotiva. Vou tratar desse assunto.

 
At 2:41 da tarde, Blogger Germano Oliveira said...

Há uns meses, na RTP Memória, passava um qualquer programa apresentado pelo próprio Cid. Uma cena fantástica, em que o miúdo nos faz rir a sério. E não é que, a dado momento, ele toca uma faixa entre Vénus e Marte? É bom ver a menção ao disco, que é de facto bom.

 
At 2:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Atenção: o ficheiro é pesado, pelo que pode demorar algum tempo a carregar. Também é bom que saibam rezar um pai nosso, para que a página onde está alojado o ficheiro esteja em condições. Saúde, deste que muito vos quer

 
At 5:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ah grande Mr Jukebox!
go: e eu que nao vejo televisao!
Rui Costa

 
At 5:50 da tarde, Blogger MJLF said...

Lá Rui,
Não conheço esta iguaria mas mal vi o post enviei um mail a um amigo meu que agora está a viver em Londres, é português e já me tinha falado muito destes feitos do José Cid. Ele respondeu-me logo todo contente e achou que devias ser boa gente. Tenho que te apresentar o Miguel Silva, um fã de Rock sinfónico.
Vou tentar ouvir esta coisa, o meu computador só me deixa ouvir pequenos fragmentos.

 
At 8:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

etanol: tas a ver, ha gente que conhece e nao diz nada...
e preciso ouvir o disco todo pq ha coisas bastante diferentes.
Rui Costa

 
At 2:46 da tarde, Blogger josé.l.alves said...

O CD já foi editado em Portugal em 2002 ou 2003. Comprei-o na FNAC no dia do lançamento. O evento incluiu uma audição do álbum com comentários ao vivo do próprio J.Cid. Tenho o vinyl autografado pelo J.Cid e pelo M.Sergeant mas não vendo a ninguém :)

 
At 10:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

descobri a pouc tempo esta maravilha, tinha o cid como um cantor rude do campo:p
mas estou maravilhado com esta obra, é algo q ate os pink floyd gostariam de ter ouvido:D:D:D apesdar de discordar um pouco q este seja um album progressivo e seim rock espacila, lembrem s de uma das caracteristicas do rock progressivvo q sao musicas longas( uma das melhores amostras disso é o echos( sapce odiessey) 9 q tem os seus 21 minutos de incrivel som:D:D:D quem quiser vender o vinil desta obra coloque um post:P
adeus amantes do rock progressivo psicadelico e acido

 
At 1:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é um prazer saber que nao sou só eu a conhecer esta obra prima do cid... (nao gosto do resto expº 1111) gostaria de baixar este album, pois tive-o á 25 anos em vinil e ficou pelo caminho. se alguem souber um sitio... agradeço.
http://youtube.com/user/lusitanobarbaro

 
At 5:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu a algum tempo que ando louco para encontrar a versao do 10000 anos em formato vinil. Quem tiver informações por favor responder para porky_xispo@hotmail.com

 
At 8:13 da tarde, Blogger Elemento Musical said...

http://rapidshare.de/files/40793376/Jos__Cid_ELEMENTO_MUSICAL.rar

 
At 11:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu tenho dois exemplares, como novos, desta edição original de 1978. Estou interessado em vender um deles... o meu contacto é: monty_python_fc@hotmail.com

Obrigado!

 

Enviar um comentário

<< Home