23.12.08

Música nesta quadra #5


Estou quase a partir de Lisboa em direcção às terras do além, onde passarei uns dias com a família, vou entusiasmada porque já não estou com os meus sobrinhos todos desde as férias grandes. Nesta quadra vou encontrar-me também com os meus pais, todos os meus irmãos, respectivos, respectivas, e na noite de 24 vou a casa dos meus avós maternos, em Cabeção, onde estarei também os meus tios, primos e filhos, um mar de pessoas queridas que se reencontram nesta quadra. Este ano não chove, por isso já coloquei agasalhos na mala, tenho de estar preparada para o frio. Antes de partir, deixo-vos esta prenda, Un soir de neige composta por Francis Poulenc entre 24 e 26 de Dezembro de 1944, um íntimo coro invernal, escrito em tempo de guerra, onde a neve se transforma em símbolo de resistência, força humana e fé numa vitória final. Deixo-vos também com os poemas desta música, de Paul Eluard:

De grandes cuillers de neige

De grandes cuillers de neige
Ramassent nos pieds glacés
Et d’une dure parole
Nous heurtons l’hiver têtu
Chaque arbe a sa place sur terre
Chaque roc son poids sur terre
Chaque ruisseau son eau vive
Nous nous n’avons pas de feu.

La bonne neige

La bonne neige le ciel noir
Les branches mortes la détresse
De la forêt pleine de pièges
Honte à la bêste pourchassée
La fluite en flèche dans le coeur
Les traces dune proie atroce
Hardi au loup et c’est toujours
La plus beau loup et c’est toujoursa
Le dernier vivant que menace
La masse absolue de la mort.

Bois meurtri

Bois meurtri, bois perdu d’un voyage en hiver
Navire où la neige prend pied
Bois d’asile, bois mort où sans espoir je rêve
De la mers aux miroirs crevés
Un grand moment d’eau froide a saisé les noyés
La foule de mon corps en souffre
Je máffaiblis je me disperse
J’avoue ma vie jávoue ma mort
J’avoue autrui.

La nuit le froid la solitude

La nuit le froid la solitude
On m’enferma soigneusement
Mais les branches cherchaient
Leur voie dans la prison
Autour de moi l’herbe trouva le ciel
On verrouilla le ciel ma prison s’écroula
Le froid vivant le froid brûlant
M’eut bien en main.


Saúde e Bom Natal
Maria João

2 Comments:

At 7:56 da tarde, Blogger jp said...

Boa viagem e férias também, com muito sorrisos de tanta gente.

 
At 11:08 da tarde, Blogger Unknown said...

Por aqui é a segunda de Mahler por Bernstein principalmente o ultimo andamento.

 

Enviar um comentário

<< Home