30.7.05

ARteoRIA # 2: Sessão de Psicanálise

- Qual é a tua primeira recordação de infância?
- É no monte da minha mãe, onde passávamos férias...
- E como era?
- Era verde...
- E uma vaca tinhas?
- Não. Tinha uma mula, lembro-me de andar de carroça. Tinha uns gansos que eram muito bonitos, mas perigosos. Serviam de guardas e assopravam como serpentes...
- E quando ias à vila?
- Não ia à vila... ia a casa da minha avó, numa aldeia ali perto.
- Ah, afinal ias....! Havia lá algum jardineiro?
- Não.
- A sério, nem um chofer?
- Não, havia as empregadas e a cozinheira.
- O quê, menina com bochechinha rosada e não havia lá nenhum homem?
- Não, mas tenho três tios, um pai, três irmãos e primos.
- Voltando ao monte, tinha água e luz?
- Sim, tinha água canalizada e a luz era em candeeiros a petróleo.
- Lembras-te da luz, como era o som?
- Qual som?
- Concentra-te no som do candeeiro a petróleo. O que havia lá mais?
- A lareira.
- Viste um fénix azul a sair do fogo?
- O que é isso?
- Bolas, a miúda nem vocabulário tem...
- Do fogo diziam para ter cuidado, quem mexe no fogo faz xixi na cama.
- E fizeste?
- Fiz mais tarde, na adolescência.
- Acho que a tua idade sexual é a adolescência, uma idade muito perigosa...
- Foi horrível, lembro-me das primeiras bebedeiras, só chorava...
- Nunca foste a um estádio de futebol?
- Só a um concerto de Rock e detestei.
- Bom, acho que isto já vem do antigo Egipto, se tu entrasses num estádio de futebol, cheio de atletas, passarias por eles sem saber o que fazer. São querubins, não têm sexo...
- Sim, acho que não saberia bem o que fazer.
- E estavas a mentir. A primeira recordação de infância que se tem é de meter o dedo no cu para mexer na merda...
- Claro que estava a mentir, tens razão. Lembro-me perfeitamente desse momento, saí da casa de banho e fui mostrar o dedo no quarto, onde ralharam comigo...
- Tens mesmo jeito para te fazeres de estúpida...

Maria João