18.8.05

Cenas de Infância Op. 9 – A Cólera

A Joaninha quando vem da escola para almoçar, entra em casa e voa pelas escadas a cima, em direcção ao corredor do primeiro andar. Joaninha vai logo à casa de banho, tem medo de ser apanhada antes de lavar as mãos, os irmãos inventaram um monstro que a quer levar, se ela se porta mal. O monstro chama-se Cólera, é uma ameaça que paira sempre no ar e só assim convencem a Joaninha a fazer certas coisas. Ela nunca viu a Cólera, mas os irmãos estão sempre a encontrá-la na rua, a Joaninha fica cheia de medo com o que lhe contam. Dizem que se ela não lavar as mãos, antes de ir para a mesa, a Cólera sobe pelas escadas a cima e... Então a Joaninha lava as mãos e canta:

- Lavar as mãos
Sempre antes de comer
Cheirinho a sabonete...


À mesa, a Joaninha não se ajeita muito bem com o garfo e a faca. Já aconteceu, várias vezes, o bife ir parar ao chão e discretamente, apanhou-o com as mãos, colocando-o no prato sem ninguém ver. Uma vez o irmão mais velho apanhou-a e disse:

- Joana, não podes comer com as mãos, se não vou ter de contar à Cólera e ela vem cá...

Joaninha ficou cheia de medo, lá cortou o bife devagar, com cuidado para não entornar nada. Só muito mais tarde é que entendeu que a Cólera era uma doença, não existia em Portugal e não era nenhum monstro, por isso não podia cruzar-se com os irmãos na rua. No entanto, continua a subir escadas a correr. Quanto a entornar comida do prato, uma vez, num jantar formal numa embaixada, entornou parte da salada, estava distraída a conversar com um amigo. Como tem prática, apanhou discretamente e voltou a colocar no prato. Pensava que ninguém tinha reparado, para além do amigo, mas algo estranho aconteceu: o embaixador começou a chamar-lhe Madalena e ainda não tinha chegado a sobremesa.
Maria João