16.7.06

A opinião

Ontem, ao chegar a casa, ainda vi os últimos 15 minutos de O Eixo do Mal. Quando comecei a ver, Clara Ferreira Alves dizia, com desdenho, que os weblogs são um mundo sem regras onde tudo é possível. Ainda ouvi uma voz que me pareceu ser a de Daniel Oliveira afirmar que há weblogs sérios, fazendo assim uma distinção que não valendo nada vale sempre para tudo. Enfim… Weblogs sérios, weblogs tablóides, weblogs cor-de-rosa, weblogs azuis, weblogs científicos, weblogs artísticos, weblogs literários, weblogs políticos, weblogs antropológicos, weblogs românticos, weblogs insultuosos, weblogs epigramáticos, weblogs polémicos, weblogs, weblogs, weblogs, tantos quantas as cabeças. Podem não dar saúde nem fazer crescer, mas também não matam. Só não são inofensivos porque há quem se ofenda com o direito à opinião, com o exercício livre da opinião. Nenhum weblog, por mais escabroso que seja, me ofende. O problema aqui é outro. Os weblogs vieram pôr em causa “A Opinião”. Aqueles que pretendiam ser “A Opinião”, sentem-se agora mera opinião. É preciso dar voz às pessoas, dizia-se. Mas isso foi antes das pessoas terem voz.

15 Comments:

At 2:10 da tarde, Blogger luis ene said...

Onde é que assino?

abraço

 
At 3:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas a opinião da Clara Ferreira Alves e de dos restantes "Eixos do Mal" contam assim tanto?

 
At 3:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quanto pesa esse «assim tanto»? Contam tanto quanto outras. Contam, pelo menos, para escrever posts de meia dúzia de linhas. Já não é mau.

 
At 4:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Apoiado e para consolidar essa opinião vou agora ao Canal 5 ouvir a O3 (3 átomos de oxigénio) da CFA e já venho.
Até já

 
At 5:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem, o ódio aos blogues e à diluição da primazia opinativa é suficientemente evidente na CFA (Ozono).
Agora à laia de futebolista: apoio em 253,35% o teu post Henrique.
Abraços.

 
At 5:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

pois, os opinadores públicos chocam-se. (talvez também por isso muito de prezar, concorde-se ou não, com os opinadores públicos que cá andam, escrevendo e lendo; talvez também por isso o ridículo blogueiro [a "imbecilidade" blogueira] de tanto fel com o "mais" opinador público que cá anda (Jpp)]

mas, e lateralmente, os blogs têm algo de malévolo. estou na minha voltinha e fui ali a um muito conhecido e ao qual vou pouco. É só fel (porquê?), um fel de quartel/de corporação, para quartel/corporação - engraçado, ando a ler do bloguista um excelente livro (Portugal Extemporâneo); belo livro, pobre blog - a empiria implacável: os weblogs fazem mal

 
At 6:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

JPT,
É boa verdade o diz.
Instilam ódio para com o exercício opinativo divergente. E depois...
Depois temos bandeiras desfraldadas por potencial do Graphics Interchange Format, apoiando massacres com massacres pseudointelectuais, porque a vítimas supostamente renegam os seus valores absolutos - autocracia intelectual.
Essas são as autênticas bovinidades de que ufanamente se dizem aniquiladores.
Um abraço deste seu divergente opinador futeboleiro,
André

 
At 6:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

apreciei o texto. referenciei-o. obrigado

 
At 6:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

não há dúvida...os blogs fazem mal

(amc, e o defeso está no fim...este ano muitas polémicas brotarão)

 
At 7:17 da tarde, Blogger manuel a. domingos said...

é isso mesmo, henrique!

 
At 10:03 da tarde, Blogger Filipe Guerra said...

post eficaz, talvez porque estou de acordo com a força da opinião finalmnte plural que o weblog permite. Mas não esqueço que também aqui, na net, a opinião começa a ser domesticada. Por isso é ainda mais important esta opinião do Insónia, que já tem 500 visitas diárias.

 
At 12:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

491

obrigado a todos
pelos comentários

 
At 2:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um exemplo:

Durante anos, quando queria saber de novidades musicais, tinha que saber através da "Opinião" do Expresso, Público (à sexta), DN ou Blitz.

Nos últimos anos esta "Opinião" perdeu imenso peso. Pois podem-se consultar imensos sites ou blogs de qualidade (nacionais ou estrangeiros) para obter informação antecipada.

 
At 5:00 da tarde, Blogger Amélia said...

...mas quem é a«inteligente» CFA? Uma diletante -especialista em cultura geral, diria Eça - das que ganham bem a dar opiniões.Às vezes acerta.E o eixo do mal é um programa absolutamente cretino de gente que se crê estar«vendo(como de alto assento/, o baxo trato humano embaraçado»(Lus.VI.99)
...mas que nunca irá parar a nenhuma Ilha de Vénus.

 
At 8:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Claro que os weblogs permitem a liberdade "total" e o anonimato, o que pode ajudar a aparecer bons autores.
O tempo dirá o que ficou !
Mas muito sinceramente alguém tem pachorra para andar a ver, no meio de tanto blog, onde é que há algo que se aproveite ?
Todo o tempo do mundo não chega para ler todos os bons escritores ...
A Clara Ferreira Alves tem todos os tipos de inteligência bem desenvolvidos e sabe muito bem o que diz.
Na grande maioria dos weblogs está reflectida, de forma demasiado inconsciente, a excessiva ignorância e a dura insensibilidade de muita gente !

 

Enviar um comentário

<< Home