22.1.07

Eric Dolphy: GW


Eric Dolphy não é dos músicos de jazz mais conhecidos. Começou por estudar oboé, passou para o saxo alto, apaixonou-se pela flauta e pelo clarinete. Gravou 3 LPs como líder, tocou com Mingus, Coltrane, Ornette Coleman, entre outros. Foi acusado de fazer música antijazz quando tentou fundir a composição clássica com a improvisação jazzística. Faleceu em Berlim, vítima de diabetes, aos 36 anos. GW é um tema dedicado ao trompetista Gerald Wilson, com quem Dolphy estudou teoria musical, harmonia e orquestração. Não estou certo do que vou dizer, mas suponho que a formação neste vídeo seja a seguinte: Freddie Hubbard (trompete), Eric Dolphy (saxo alto), Jaki Bayard (piano), George Tucker (contrabaixo) e Roy Haynes (bateria). Recolho estas informações num fascículo de uma colecção que fiz há tempos. Venho aqui, partilho-as, não sei porquê, passo o tempo. Cada um passa o tempo como bem entende ou pode ou quer. Eu passo parte do meu tempo assim. E, não tarda muito, tenho a idade com que Eric Dolphy morreu.

5 Comments:

At 10:27 da tarde, Anonymous Por Mirandela said...

Passem pelo nosso blog e deixem a vossa opinião. Se quiserem enviar a vossa opinião seja pelo SIM ou pelo NÃO enviem para pormirandela@hotmail.com

blog Por Mirandela, o caminho certo da cidadania

www.pormirandela.blogs.sapo.pt

 
At 1:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ó meu caro Henrique Fialho,
é bom andar a navegar sem destino e tropeçar no Eric Dolphy, umdos grandes saxofonistas da História do Jazz.
Obrigado.
Leonel Santos

 
At 2:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E já agora, o Jaki Byard não é de certeza, porque este é branqinho e o JB (injustiçadamente menosprezado pianista) era escurinho.
Ms eu sou um bocado mau para estas coisas e nãoquero dizer quem são os outros para não dizer asneiras...
abraço,
ls
PS: mas a música é grande...

 
At 6:43 da tarde, Blogger hmbf said...

Caro Leonel Santos, tem toda a razão quando diz que Jaki Byard era preto. A minha ignorância levou-me a pensar que este Bayard, com «a» antes do «y», pudesse ser outro. Mas isso é, sem dúvida, muito improvável. Que formação será, então, esta que aqui se apresenta?

 
At 6:44 da tarde, Blogger hmbf said...

Caro Leonel Santos, tem toda a razão quando diz que Jaki Byard era preto. A minha ignorância levou-me a pensar que este Bayard, com «a» antes do «y», pudesse ser outro. Mas isso é, sem dúvida, muito improvável. Que formação será, então, esta que aqui se apresenta?

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home