Eric Dolphy: GW
Eric Dolphy não é dos músicos de jazz mais conhecidos. Começou por estudar oboé, passou para o saxo alto, apaixonou-se pela flauta e pelo clarinete. Gravou 3 LPs como líder, tocou com Mingus, Coltrane, Ornette Coleman, entre outros. Foi acusado de fazer música antijazz quando tentou fundir a composição clássica com a improvisação jazzística. Faleceu em Berlim, vítima de diabetes, aos 36 anos. GW é um tema dedicado ao trompetista Gerald Wilson, com quem Dolphy estudou teoria musical, harmonia e orquestração. Não estou certo do que vou dizer, mas suponho que a formação neste vídeo seja a seguinte: Freddie Hubbard (trompete), Eric Dolphy (saxo alto), Jaki Bayard (piano), George Tucker (contrabaixo) e Roy Haynes (bateria). Recolho estas informações num fascículo de uma colecção que fiz há tempos. Venho aqui, partilho-as, não sei porquê, passo o tempo. Cada um passa o tempo como bem entende ou pode ou quer. Eu passo parte do meu tempo assim. E, não tarda muito, tenho a idade com que Eric Dolphy morreu.
3 Comments:
Passem pelo nosso blog e deixem a vossa opinião. Se quiserem enviar a vossa opinião seja pelo SIM ou pelo NÃO enviem para pormirandela@hotmail.com
blog Por Mirandela, o caminho certo da cidadania
www.pormirandela.blogs.sapo.pt
Ó meu caro Henrique Fialho,
é bom andar a navegar sem destino e tropeçar no Eric Dolphy, umdos grandes saxofonistas da História do Jazz.
Obrigado.
Leonel Santos
E já agora, o Jaki Byard não é de certeza, porque este é branqinho e o JB (injustiçadamente menosprezado pianista) era escurinho.
Ms eu sou um bocado mau para estas coisas e nãoquero dizer quem são os outros para não dizer asneiras...
abraço,
ls
PS: mas a música é grande...
Enviar um comentário
<< Home