24.5.07

THE DOORS: UM PROGRAMA EPISTEMOLÓGICO

Lourenço Bray não desiste a favor dos The Beatles, desta feita desferindo rude golpe com um tema que é só um dos meus preferidos da banda de Liverpool: Helter Skelter. Curiosamente, esse tema, que o meu caro amigo Fernando Gomes dos Santos diz ter sido o primeiro tema de heavy metal alguma vez gravado, é posterior a muitos outros tão ou mais fantásticos em termos de pujança lírica. Centrar-me-ei, no encalço da objectividade científica que a questão agora pede, nos The Doors. Só nos dois álbuns de 1967, The Doors e Strange Days, encontramos: Break On Through e Back Door Man, Love Me Two Times e My Eyes Have Seen You. Qualquer um destes temas antecipou todo um programa epistemológico que viria a consubstanciar-se num rock agressivo de contornos, ora estruturalistas, ora pós-modernos, condimentados, aqui e acolá, com uma eroticidade que por vezes se confundiu com décadence. Passe a ironia, o que importa salientar nesta questão é que, como diria esse grande poeta-filósofo de seu nome Frederico Nietzsche, «a música é uma linguagem no mais alto grau universal». Cito de memória, não me vá a leitura falhar.

7 Comments:

At 12:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Achei piada ao comentário do Lourenço "Esta música é de 1968". Ainda há uns dias mostrei no estúdio este tema a um músico com 20 e poucos anos. A seguir ele perguntou "e então?". A minha resposta foi exactamente a mesma: esta música é de 1968. Sinceramente não sei se Helter Skelter é heavy metal, grunge ou outra coisa qualquer. Se calhar é tudo junto.
O Lennon disse uma vez que o primeiro heavy metal da história é "ticket to ride" (1965). Tema este que esteve para não ser incluido no álbum "Help" por a editora o considerar demasiado à frente do seu tempo.
As definições são mesmo uma batata. O que chamar ao que acontece no white album, 6 faixas depois de helter skelter?

 
At 12:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Já agora, o que acontece seis faixas depois de helter skelter é isto:
http://youtube.com/watch?v=76MJ0HIhJus

E isto também poderá ser interessante:
http://youtube.com/watch?v=PG0wksBzKSc

 
At 1:53 da manhã, Blogger André Moura e Cunha said...

Pronto, eu confesso, correndo o risco de parecer xaroposo, sempre gostei de Strawberry Fields e principalmente de Across the Universe.
Contudo, com Beatles há sempre uma adversativa no meu discurso.

 
At 3:59 da tarde, Blogger Lourenço Bray said...

fernando: no que respeita a bandas à frente do tempo é preciso falar também nos alemães Can (1969), Kraftwerk (estes em 1970!) e nos brasileiros Os Mutantes (1968)

AMC, por acaso o strawberry fields é das minhas preferidas. Escolhi o Helter Skelter porque topei que um roqueiro como o Henrique havia de gostar eheh...

Henrique: Dos temas dos The Doors mencionados, concordo bastante com o Break On Through, mas acho que nessa altura os The Doors tinham influências muito fortes de blues. Por exemplo, o Love Me Two Times é um original de John Lee Hooker e não lhe acrescentam muito, excepto alguma gritaria e distorção :)

 
At 4:07 da tarde, Blogger Lourenço Bray said...

Não gosto particularmente da música Across The Universe dos Beatles. Acho que eles tiveram uma fase muito má quando adoptaram aquelas cenas todas budistas e indianas e o caraças (e depois o guru indu da altura viria a tentar violar a mulher de Paul etc. etc.).
Quando espetam com a cítara nas músicas até me arrepio porque dá aquele toque pastiche que não aprecio muito.

E aí, a favor dos The Doors, sem dúvida que incluíria a forma magistral como absorveram tonalidades de outras paragens nas suas músicas, especialmente as tonalidades orientais na música The End (já no spanish caravan acho que resultou mal).

 
At 12:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vou copiar esta para o meu bloco de notas: "Qualquer um destes temas antecipou todo um programa epistemológico que viria a consubstanciar-se num rock agressivo de contornos, ora estruturalistas, ora pós-modernos, condimentados, aqui e acolá, com uma eroticidade que por vezes se confundiu com décadence."

ricardo jorge

 
At 12:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

:) sempre a reinar ricky. sempre a reinar!!!! o que eu não digo pelos the doors!!!

 

Enviar um comentário

<< Home