15.5.08

GRANDES NOTÍCIAS


Em hora de ponta noticiosa, são oferecidas aos portugueses medíocres, analfabetos e desinteressados notícias da importância dessa que acima se reproduz. Fazem-se “antenas abertas” sobre o assunto, primeiras páginas, abrem-se telejornais. É todo um programa jornalístico em curso. Ainda há não muito tempo lia, não me recordo onde, que o jornalismo livre é “um pilar fundamental da democracia”. O que dizer de um jornalismo que, além do assunto supracitado, nos brinda com directos de um estádio de futebol onde um ex-jogador é apresentado como director desportivo de um clube? São estas as matérias relevantes neste país? É este jornalismo um pilar fundamental da democracia? Olha, merda para a democracia e para os seus pilares fundamentais.

3 Comments:

At 9:58 da manhã, Blogger ka said...

Dizem-me amigos jornalistas que não há dinheiro para jornalismo de fundo, de investigação... E se o Henrique fala do jornalismo televisivo, o mesmo se verifica nos jornais. Quantas vezes artigos de fundo não são tradução de trabalhos de jornalistas estrangeiros? Para não falar da percentagem de cada edição ocupada por colunistas, emitindo as suas opiniões tão próprias, formatando os leitores, leitores privados de informação crua desejada tão completa quanto possível. (Os bons jornalistas que me perdoem... certamente haverá alguns por ai...)

A nossa 'sina': não aprendemos com a história, e os erros/falhas/fraquezas/ do passado persistem estoicamente no futuro. É aqui que lembro, sempre e em tom de desabafo, Álvaro de Campos. O nº22 da Poesia (completa) publicada pela Assírio Alvim:

"Ora porra!
Então a imprensa portuguesa é
que é a imprensa portuguesa?
Então é esta merda que temos
que beber com os olhos?
Filhos da puta! Não, que nem
há puta que os parisse."

 
At 12:04 da tarde, Blogger DL said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 11:44 da tarde, Blogger hmbf said...

Quantas vezes artigos de fundo não são tradução de trabalhos de jornalistas estrangeiros?
Poucas. Ou então versões "aportuguesadas" dos mesmos artigos.

 

Enviar um comentário

<< Home