10.7.06

Dotores e ingenheiros

Deixando de parte os erros ortográficos e as sintaxes impenetráveis, eis algumas pérolas dos exames de Psicologia de 12.º ano por mim acabados de devolver há coisa de horas: 1. «O actual objecto da Psicologia é a alma e não simplesmente os problemas dos anormais.»; 2. «Um acto reflexo é quando nos picamos numa agulha e dizemos “ai”.»; 3. «A frustração é uma coisa que sentimos quando estamos frustrados.»; 4. «A relação do bebé com a mãe é muito importante porque é a mãe que vai dar carinho ao bebé, fazendo assim com que ele aprenda mais tarde a andar e depois a gatinhar.»; 5. «A punição é um castigo dado pelo pai, enquanto que o reforço negativo é uma retirada da auto-estima.»; 6. «O meio é muito importante para a inteligência porque, por exemplo, se uma pessoa nascer com uma inteligência média numa sociedade pobre de cultura, como África, fica estúpida e se nascer com essa mesma inteligência média numa sociedade rica de cultura, como E.U.A., fica mais inteligente.»; 7. «A personalidade é uma característica própria da espécie.» E por aqui me fico, certo de que estes são alunos perfeitamente recuperáveis em algumas das melhores universidades do país.

5 Comments:

At 12:32 da manhã, Blogger lebredoarrozal said...

hehehehehe, as coisas que essas pérolas me fazem lembrar:P

 
At 1:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu diria que têm tudo para chegar a ministros, ou pelo menos a secretários de estado.

 
At 2:50 da tarde, Blogger Barão Von Sacher-Masoch said...

LOL... Belas pérolas...
Mas questiono-me se o facto dos psicólogos não poderem dar a disciplina de psicologia no secundário (o mesmo é dizer que quem pode dar psicologia no secundário não são psicólogos mas, geralmente, licenciados em filosofia) poderá de alguma forma facilitar esse tipo de respostas nos exames... é só uma questão que não sou capaz de deixar de me fazer!

Já agora algumas questões "de caras" com respostas de bradar aos céus:
"Q: Quem foi o fundador da piscanálise? R: O fundador da psicanálise foi Edgar Morin com o seu livro «o paradigma perdido»"; Q: O que é reforço negativo? R: O reforço negativo é quando se bate no cão para ele não comer o bife nem salivar; P: Exlpique o que se entende por fase anal? R: Fase anal é quando a criança é muito estimulada no ânus e éssa é a sua forma de contacto com o exterior.[...] Se os excrementos não forem bem recebidos pelos pais a criança desenvolverá uma fixação anal e fica com prisão de ventre"... etc., etc., etc. hé hé hé

 
At 5:17 da tarde, Blogger etanol said...

Henrique, tu deves ter divertido imenso a ler esses exames.

 
At 5:50 da tarde, Anonymous hmbf said...

Sim. Enquanto eu corrigia os exames, a Ana brincava com a Matilde na piscina. Foi muito divertido. ;-(

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home