teoria lírica (10. FILME MUDO)
1. Antunes, o polícia, era também o único polícia. Rosa, se chovia, levantava a sai-ai-a.
2. Mas Antunes não se encontrava realizado.
3. Falaram-lhe de uma telefonia sem fios, mas quê, aonde…e a esperança esmorecia.
4. Metia a mão no bolso, a pistola ainda estava lá. No coldre, que é um bolso exterior, eheh, para quem tem pressa.
5. Antunes; debruçado na amurada do cais. Nuvem passa a juventude: Antunes no curso de polícia, disparando, disparando sem repentança, sai-ai-am da frente. Os alvos e os bonecos estroboscópicos, calos no gatilho.
6. Mas agora…andante, non piú allegro furioso; nenhum meliante na terra. Pôr-do-sol cinzento.
7. Destino. Rouxinol esgarça o bi-bico. Um caralho de vida, mas dito com pés e violinos.
8. Então, oh: Ro-Rosa, alevantando a saia, o destino. Ó-rror, cobras na cabeça do Antunes.
9. Tiros, tambores, enfisemas.
10. O outro foge. Rosa morta, nem um pingo de céu na boca. Pólvora na orquestra, meias rotas. Que cena.
11. Antunes tem azia, close-up. Entrega as mãos.
12. Nenhum polícia as toma (Antunes é o único polícia).
13. Final consabido. Antunes algema-se a si próprio, olha a nuvem com a direcção da prisão.
14. Amor ao fundo, que negro é este, fim.
Rui Costa
2. Mas Antunes não se encontrava realizado.
3. Falaram-lhe de uma telefonia sem fios, mas quê, aonde…e a esperança esmorecia.
4. Metia a mão no bolso, a pistola ainda estava lá. No coldre, que é um bolso exterior, eheh, para quem tem pressa.
5. Antunes; debruçado na amurada do cais. Nuvem passa a juventude: Antunes no curso de polícia, disparando, disparando sem repentança, sai-ai-am da frente. Os alvos e os bonecos estroboscópicos, calos no gatilho.
6. Mas agora…andante, non piú allegro furioso; nenhum meliante na terra. Pôr-do-sol cinzento.
7. Destino. Rouxinol esgarça o bi-bico. Um caralho de vida, mas dito com pés e violinos.
8. Então, oh: Ro-Rosa, alevantando a saia, o destino. Ó-rror, cobras na cabeça do Antunes.
9. Tiros, tambores, enfisemas.
10. O outro foge. Rosa morta, nem um pingo de céu na boca. Pólvora na orquestra, meias rotas. Que cena.
11. Antunes tem azia, close-up. Entrega as mãos.
12. Nenhum polícia as toma (Antunes é o único polícia).
13. Final consabido. Antunes algema-se a si próprio, olha a nuvem com a direcção da prisão.
14. Amor ao fundo, que negro é este, fim.
Rui Costa
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