3.1.07

Mal de Alzheimer

Numa turma de 15 formandos, média de idades a rondar os 18, ninguém sabia qual o país que ocupava Timor-Leste antes da independência. Na verdade, notei uma grande dificuldade na compreensão do conceito de «país ocupado». Há tempos, uma aluna disse-me mesmo que «uma colónia é um sítio onde se passa férias». Não está mal visto. Mas mais interessante ainda foi verificar que, numa outra turma, uma formanda de 23 anos não sabia que Cavaco Silva foi Primeiro-Ministro de Portugal durante 10 anos. Estas constatações valem o que valem, não sendo possível aferir grandes conclusões das mesmas. Julgo, no entanto, que temos cada vez mais um país sem memória. Isso preocupa-me, porque imagino um país a padecer da Doença de Alzheimer. Um país desorientado, sem horizontes, sem soluções.

2 Comments:

At 4:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se fosse só a malta nova que não sabe o que é uma Colónia...
O mais interessante é saber de certa gente que viveu muitos anos ainda quando Portugal era um país colonialista, que não sabe o que é uma colónia...
Afinal, toda a gente devia saber que uma colónia é aquela coisa liquida que a malta mete para cheirar bem...e que Portugal era um país colonialista porque produzia esse mesmo produto.....(hehe)

 
At 8:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não sei se o mais preocupante é a ignorância nos formandos, se a falta conhecimentos,mesmo básicos, não gerar entusiasmo nos formadores para os ensinar.

Formadores: É fundamental que não se deixem desanimar!!

 

Enviar um comentário

<< Home