16.1.07

O turista

Photobucket - Video and Image Hosting
Luciano Rodrigues, Turismo.

Nos 10 finalistas do programa Os Grandes Portugueses constam dois reis (D. Afonso Henriques e D. João II), dois políticos (Álvaro Cunhal e António de Oliveira Salazar), dois poetas (Fernando Pessoa e Camões), dois estadistas (Infante D. Henrique e Marquês de Pombal), um diplomata (Aristides de Sousa Mendes) e um navegador (Vasco da Gama). Revelei aqui para quem foi o meu primeiro voto na primeira fase do programa, o que me obriga, por imperativo ético, a revelar para onde vai ele agora na segunda fase. Queria muito votar nos dois poetas, mas não julgo que tenham sido grandes portugueses. Na verdade, julgo mesmo terem sido ambos portugueses medíocres. Um grande português equivale a um grande aluno, daqueles que chegam sempre a horas, nunca faltam, fazem todos os trabalhos de casa, tiram grandes notas, almejam grandes cargos. Pessoa e Camões ou, se quiserem, Camões e Pessoa foram a antítese disso tudo. Como tal, não votarei nesta segunda fase - o que fará de mim um mero turista do programa, mas um turista caridoso.

1 Comments:

At 9:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Em primeiro lugar gostaria de dizer que me parece de muito bom tom que a televisão estatal contribua para o aumento da auto estima e para a diminuição da estima dos outros em relação ao que não interessa. SE o caminho que se escolheu para que os portugueses se lembrassem que são portugueses e não apenas europeus ou ex.navegadores ou ex.conolizadores e ex.argonautas (verdade seja dita que quando se lembram disto é sempre sem o prefixo- ex.)foi o da eleição dos maior dos portugueses, então ainda bem. Assim para o pobrezinho intelectualmente mas de fácil compreesnão, sempre há algum interesse nos comentadores escolhidos e as imagens e as crónicas estão bem feitas e dentro da veracidade ( o que anda a ser raro em televisão)!
Em segundo lugar digo desde já que não votei porque teria que escolher só um...difícil...
também só vi um programa e agora aguardo pelo veredicto final.
Ainda assim e o que me levou a escrever este comentário é que não me surpreenderam, em nada, as escolhas...trocar-se-ia Fernando Pessoa por Eça de Queirós ou por outro clássico mas dificilmente veríamos António Ramos Rosa ou Carlos de Oliveira...mas pronto, são todos portugueses e há gente a votar e a sentir-se parte de algo, o que é mesmo muito bom! Pena que tenha que ser num formato assim e dentro de um país, subjugados a uma bandeira ou a um hino. Porque não fazer assim uma série de programas de estatísticas sempre sob o mote os 10 mais???
(esta foi a brincar!!)

 

Enviar um comentário

<< Home