28.5.08

MICRO-FICÇÃO EM CASABLANCA

O Centro Cultural Português / Pólo Casablanca, em colaboração com o Grupo Marroquino de Investigação do Conto Literário, organizou em Casablanca, no dia 23 de Maio, um encontro sobre micronarrativa (vou chamar-lhe micro-ficção) com a presença de escritores portugueses, espanhóis e marroquinos. Fez-se um panorama deste “não-género” em ambos os países e fiquei a saber que a publicação de obras de micro-ficção, sobretudo bilingues (árabe/espanhol) já leva em Marrocos cerca de uma década. Participaram, entre outros escritores “locais”, Abdelah Moutaki, Zahra Ramij, El Gharbaoui, Said Mountassib e Said Bourkrami. Em breve será publicado o novo número da revista Manga Ancha, com textos de autores dos três países. Gostei de ouvir os amigos árabes a falar português e fiquei com vontade de organizar um encontro triangular (Portugal, Espanha, Marrocos) em Portugal a propósito da micro-ficção.


(Fátima, aluna de português, a ler)




Filomena Alves (a grande dinamizadora do Centro Cultural Português) e Sara Monteiro (escritora portuguesa participante), no final do encontro, e já em Rabat.


De regresso a Lisboa para um pouco mais de chuva, e menos iniciativas pioneiras.

Rui Costa



1 Comments:

At 10:30 da tarde, Anonymous sara monteiro said...

Pequena explicação: eu estou assim a parecer levantar voo, porque estava a secar as mãos das pinturas que tinhama acabado de me fazer.

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home