14.6.07

COMENTÁRIOS

Os leitores do Insónia sabem que o sistema de comentários neste weblog sempre foi aberto e altamente democrático, nunca nos esquivámos à crítica, nem mesmo à injúria, tendo apenas sido apagados comentários a pedido de pessoas impropriamente identificadas nos mesmos. Sucedeu, que me lembre, com comentários deixados em nome de pessoas que, por e-mail, negaram ter sido autoras dos mesmos .

Como as águas andam brandas neste momento, sinto ter chegado a altura certa para colocar à disposição dos colaboradores e dos leitores a pertinência das caixas de comentários. A minha questão é só esta: quando me deixam um comentário, alguns tão interessantes que foram chamados à página, sinto que, de alguma forma, devo responder; ora, tenho cada vez menos tempo para responder aos comentários que me vão chegando, muitos deles em posts antigos, solicitando-me informações que ou não possuo ou não me sinto autorizado a revelar.

São estas as razões que me têm feito ponderar o encerramento da caixa de comentários. Por outro lado, julgo que esse seria um forte revés na atitude que sempre pretendi manter no Insónia. Não estando os colaboradores nem os leitores de acordo com essa possibilidade, permito-me desde já desculpar-me a todos os comentadores que fiquem sem resposta da minha parte. Compreendam: não há tempo para tudo.

22 Comments:

At 2:38 da tarde, Blogger jpt said...

quando nao gosto do que aqui se escreve e estou mal disposto nao hesito em clicar e resmungar. quando na mesma em aristocraticos blogs nem passa pela cabeca ir escrever um e-mail

se conta para algo este pequeno exemplo ...

 
At 3:05 da tarde, Blogger André Moura e Cunha said...

Henrique,
Ainda escrevia no Porque e notei que, por outros blogues, alguém se fazia passar por mim (embora nunca apondo a sigla completa com que normalmente assino). Daí que tenha optado por fazer o login (com o meu username e a minha password) sempre que comento em blogue alheio (e até em respota a comentários feitos no In Absentia). Suponho que tens a hipótese de poder restringir os comentários a quem apenas tenha conta no blogger (a inscrição é gratuita e não implica a criação de um blogue) e assim evitar o impudico doppelgänger comentador.
Abraço

 
At 3:13 da tarde, Blogger redonda said...

Eu gostaria de poder continuar a comentar...(mesmo ficando sem resposta, imaginarei que pelo menos fui lida...)

 
At 3:18 da tarde, Blogger MJLF said...

Acho bom continuarem os comentários e compreendo que por vezes não é possível haver resposta!
Maria João

 
At 3:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É deveras surpreendente tu seres tão paciente.
Mas acho que deves continuar a aceitar, como um presente, os breves segundos de cada comentário sem sentir obrigação de retribuir.
É essa a essência da oferta.
De uma forma ou de outra havemos de ler os frutos do teu tempo em histórias domésticas cheias de micróbios.

 
At 4:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Com ou sem resposta, a gente gosta de comentar quanto apetece. :)

 
At 5:04 da tarde, Blogger Alvaro said...

Ao admitir o comentário estás a permitir que o post se prolongue para além daquilo que escreveste, aumentando a possibilidade de interacção ou, no mínimo, de partilha. Mesmo que não haja resposta às dúvidas ou questões que qualquer comentador resolva aqui trazer. Sou pelos comments. E também percebo se ficarem restritos a leitores registados.

 
At 6:46 da tarde, Blogger Unknown said...

acho muito interessante a dinamica que se cria no insónia com os comentários. penso não haver problema de comentários não respondidos da tua parte, até porque muitas vezes uma pergunta pode significar apenas um estimulo ao pensamento. já dizia o Agostinho da Silva que a grande criatividade está na pergunta, não na resposta. como utilizador freqüente do insónia gostaria de poder comentar.
o insónia é um grande blog (e é difícil criar um grande blog).
obrigado.
Jorge GP
loucomotiva.blog.com

 
At 7:15 da tarde, Blogger dama said...

Concordo com o Álvaro. Eu também gosto de poder comentar, mesmo que ultimamente não tenha exercido também por falta de tempo. À tua.

 
At 8:03 da tarde, Blogger M.A.Silva said...

Vou deixar um comentário para dizer que sou totalmente a favor dos comentários o que é no mínimo redundante porque se fosse contra não comentava.
:)

Aurora

 
At 8:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o que é que dá mais guito?

Rui Costa

 
At 10:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Com ou sem comentários, vou continuar a ler!... mas prefiro com... :)

 
At 10:04 da tarde, Blogger . said...

comentários: sim! mesmo sem resposta, ou com login obrigatório, é uma das referências obrigatórias para a evolução da web.

 
At 10:45 da tarde, Blogger Lourenço Bray said...

Eu não devia falar porque não tenho comentários no meu próprio blogue mas de facto existem soluções intermédias, como a de só permitir comentários de utilizadores registados na blogger e, em último caso, aprovação prévia. Seja o que for que escolheres, eu continuo a cá vir e penso que não perderás um único leitor :)

 
At 10:56 da tarde, Blogger amok_she said...

Tb ñ me importo de ñ receber resposta...por vezes um comentário é apenas um simples exercício de...pensar alto.

Continuarei a ler...sempre!

 
At 1:19 da manhã, Blogger Cláudia [ACV] said...

Se puderes, a modalidade 'com' é mais-melhor-boa, mais blogante. Digo eu.

 
At 4:56 da manhã, Blogger R.O. said...

Fechar a caixa de comentários seria mais ou menos como apagar a razão de ser do media alternativo que a blogosfera é. Responder não é obrigatório, embora por vezes essencial, se pensarmos nos objectivos de comunicação interpessoal. Nunca compreendi os blogs sem esta caixinha mágica. Enquanto bloger, o que lamento é a minha incapacidade para comentar muitos dos bons posts que leio, nomeadamente aqui.
Abraço.
[Roteia]

 
At 8:44 da manhã, Blogger Filipe Guerra said...

Cada blog tem as suas características, e este não é muito para comentários. O texto literário é lido e cada qual o absorve como pode e cala-se. Comenta-se o quê? A notícia polémica, o boca brejeira, o post de café (coisa rara aqui). Ou então acontece aquela coisa mais deprimente à face da terra: o comentário de «genial!» :) e mais uns sinaizinhos e o inevitável »adorei este texto!». Comentar assim para quê? No entanto já aconteceram aqui grandes debates a partir de um comentário, e acho que só por isso vale a pena tê-los.

 
At 9:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

não sei se comento isto.

 
At 11:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Os comentários dão charme ao Insónia...mérito dos posts e de quem os comenta.Ambos explicam a "legião de fãs" onde me incluo:)
PB

 
At 11:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sendo assim, ficará tudo na mesma. Obrigado pela paciência. Saúde,

 
At 11:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

fodasse... eu acho é que deviam de mandar pró caralho todos os filhos da puta que veem praqui arrotar postas de pescada sem darem o nome e a insultarem tudo e todos com palavrões

 

Enviar um comentário

<< Home